quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Escola Maria do Carmo Vidigal: a "mãe" da atual Mendes Viana

Onde hoje é o conhecido condomínio 1059, na Monsenhor Félix, existiu uma escola entre os anos de 1920 e 1960. Ela se chamou Maria do Carmo Vidigal. Foi uma das poucas escolas existentes no, então, distrito rural de Irajá. Atendia boa parte da população local.
Aspecto da Maria do Carmo Vidigal
Foto: Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá- IHGBI
Durante muito tempo, a escola era conhecida por sua denominação "20-10", que se referia ao número da instituição no zoneamento educacional proposto pelo governo nos anos de 1930, quando o Rio de Janeiro ainda era Distrito Federal. No ano de 1945, é que o prédio vai receber o nome da famosa educadora da época, d. Maria do Carmo Vidigal. 
Jornais dos anos 1950 dão conta de que o prédio era uma casa alugada, segundo o jornal Última Hora de 11/03/1953, ao custo de 400 cruzeiros, no meio de um terreno amplo. Alguns dizem que era uma vacaria. Segundo o mesmo periódico funcionava nos turnos da manhã, tarde e noite e recebia 564 alunos da região. A casa estava em estado precário.
Nos anos de 1960, a escola foi transferida para o prédio de outra já existente na região: a Alfredo de Paula Freitas. Manteve independência com corpo de professoras próprio e a sra. Yvone Pacheco se manteve como diretora da instituição. 
Por que brincamos que ela é mãe da Mendes Viana? Porque as primeiras professoras e diretora da Mendes, d. Yvone, vieram da Maria do Carmo Vidigal. A unidade escolar deixou de existir quando o atual prédio da Mendes Viana foi fundado na Estrada de Colégio, 940, em 1966.
Uma curiosidade: o cantor, compositor e escritor Nei Lopes, nascido em Irajá, foi aluno desta instituição de ensino na década de 1950.

Texto: Prof. Fábio de J. de Carvalho – docente de história da unidade escolar e coordenador do projeto Clube de História

Fontes:

Jornal  "Última Hora"- 11/03/1953

Revista Resenha digital n 3- set 2012 (IHGBI) disponivel em: http://resenha-digital-ihgbi.blogspot.com/ (acesso em 01/07/2018)

ELIAS, Cosme O samba do Irajá e de outros subúrbios: um estudo da obra de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.