sábado, 21 de abril de 2018

Francisco Furtado Mendes Viana, o nosso patrono





Mulheres e homens emprestaram seus nomes às unidades escolares da cidade do Rio de Janeiro. Alguns são bastante conhecidos do público em geral e outros, nem tanto. Aliás, infelizmente, a história de algumas destas pessoas se perde até dentro da comunidade escolar que a homenageou em outros tempos, sendo esquecida.
Em nossa unidade escolar aconteceu isso. Durante um determinado período perdemos a noção de quem era o nosso patrono, Mendes Viana. Inclusive, perdemos a referência de seu retrato que estava preso a uma parede sem qualquer tipo de indicação tratando-se, para nós, de um ilustre desconhecido. As comemorações de nosso cinquentenário, em 2016, trouxeram de volta os caminhos daquele que foi um importante educador no início do século passado. Digno, inclusive, de ser homenageado mais de uma vez com seu nome em uma unidade escolar.
Francisco Furtado Mendes Vianna foi um professor que se destacou nas primeiras décadas do século XX. Nascido em 1876 e falecido em 1935. Formou-se pela Escola Normal de São Paulo em 1895 e exerceu diversos cargos ligados à educação. Foi professor de História Natural e atuou como diretor em determinado período da famosa escola de Campinas, “Culto À Ciência”. Entre 1919 e 1935 foi Superintendente Geral de Educação Elementar no Rio de Janeiro, então capital federal.
Se destacou também na produção de livros didáticos. Sua obra máxima foi a série “Leituras Infantis”, que teve grande circulação entre 1912 e 1960 em diversos estados como: S. Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Cataria e Rio Grande do Sul.
Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 04 de abril do ano de 1935. Seus filhos mantiveram seu legado durante muitos anos após sua morte.

Texto: Prof. Fábio de J. de Carvalho – docente de história da unidade escolar e coordenador do projeto Clube de História



Fontes :

Jornal do Brasil - 05/04/1935

ORIANI, Angélica Pall . A atuação profissional e a produção escrita de Francisco Vianna (1876-1935) na história do ensino da leitura. In: http://books.scielo.org/id/3nj6y/pdf/mortatti-9788568334362-08.pdf - acesso em 01/06/2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário