![]() |
| Márcia Batista, muitos anos de Mendes Foto: acervo da entrevistada |
Clube de História: Em que época estudou na Mendes?
Márcia Batista: Década de 80. Terminei em 87.
CH: Como era o prédio da escola?
MB: Não houve mudanças na estrutura do prédio, a única coisa diferente eram as mesas do refeitório. Feitas de pedra.
CH: Como era a merenda?
MB: Muito gostosa. Tão gostosa que repetíamos. Ainda sinto o gosto ao lembrar. O filme volta em nossa memória.
CH: Os professores eram atenciosos?
MB: Todos eram atenciosos. Na verdade, existia uma cumplicidade aluno-professor, viravam amigos. Muitos até confidentes, tipo pai e filho.
CH: Como era a rotina nos dias de aula?
MB: Tínhamos horários para entrar, merendar, ir ao banheiro, aulas na quadra e muitas vezes íamos à bibliotecas. Sair mais cedo, só com autorização dos responsáveis. Quando alguém faltava iam em grupos à nossa residência saber o porquê.
![]() |
| Detalhe de convite de formatura da entrevistada Foto: Fábio Carvalho - acervo da entrevistada |
CH: Os alunos cantavam os hinos cívicos? E o hino da escola?
MB: Sim, com frequência. Coisa linda! Colocávamos a mão no peito com muito orgulho, ficávamos parados, com respeito, até a bandeira ser hasteada no mastro.
CH: Qual lembrança mais viva você tem de sua época na Mendes?
MB: O dia da formatura. Tudo feito por nós e nossos pais. Uma choradeira com a música do Milton Nascimento - "Amigo é coisa pra se guardar..." [ela se refere à "Canção da América]- e nossa promessa de nunca nos esquecermos uns dos outros.
CH: Como foi ser aluna da Mendes e depois se tornar funcionária?
MB: Foi algo que não dá pra descrever, tamanha emoção. Quando cheguei no Mendes para trabalhar, subi as escadas à procura de meus mestres, até cair em si que todos não mais lecionavam. Passou um filme de quanto o tempo passou. E aquela menina que hoje se tornou mulher ( mãe de família)que sonhos e promessas feitas, algumas não foram realizadas. E o inimaginável aconteceu: voltei aquele lugar agora como adulta e muitas responsabilidades. E o tempo que estive aqui, agora nos bastidores, sempre por orgulho da minha escola, fazia e faço questão de falar: sou ex-aluna do Mendes Viana.
CH: Gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade escolar da Mendes de hoje?
MB: Aproveitem todas as oportunidades que hoje lhe são dadas, porque hoje são melhores que as de ontem. Na minha época não tínhamos material, uniformes, tínhamos apenas sonhos.
![]() |
| Convite da formatura da turma de 87 Foto: Fábio Carvalho - acervo particular da entrevistada |



Parabéns Amiga Marcinha! Foi com muita satisfação ter estudado com você e todos os colegas. Fiquei emocionado com suas palavras.. Que lindo! Peço que os alunos atuais respeitem todos os professores E funcionários da Mendes Viana. Um abração forte! Sou o ex-aluno Ricardo.
ResponderExcluirQue lindo!
ResponderExcluirHistória não tão distante da nossa realidade. Felicidade de uma vida é reconhecer que a educação é a base da vida do ser humano. Parabéns, Marcinha por sua história de vida! Que seja repleta de sonhos e que todos eles se realizem!