A palavra patrimônio vêm de pater, que significa "pai", em latim. Se refere ao que o pai deixa para seu filho. Quando falamos em patrimônio cultural, estamos nos referindo a tudo aquilo que uma sociedade cria, valoriza e deseja preservar. Estamos falando aqui de festas, fazeres, monumentos, pinturas dentre outros exemplos.
No bairro de Irajá temos um bem tombado pela prefeitura: a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação do Irajá. O templo foi fundado em 1613. Quando dizemos que ele é um bem tombado, queremos demonstrar que é protegido por lei, sendo assim não pode perder suas características históricas, devendo ser conservado e protegido como parte importante da história do bairro.
Pedro Henrique Marques, aluno da turma 1901, 9º ano, um dos membros do clube de História em 2018 acredita que a Mendes, assim como outras escolas, são patrimônios de suas comunidades e precisam ser preservadas.
![]() |
| Antiga turma da Mendes - Anos 1960 (?) Foto: acervo da escola |
"A Mendes tem bastante história em 50 anos. Boas e ruins. Mas, quantas dessas histórias o tempo levou? E mesmo o tempo tendo-as levado, há pessoas dispostas a recuperá-las, pois histórias boas ou ruins guardam sentimentos que não são, ou pelo menos, não deveriam ser , descartados como lixo. Por isso essas pessoas buscam recuperá-las para não deixar o tempo levar o que o passado construiu.
Em 50 anos tiveram muitas mudanças na Mendes Viana. Tanto na administração quanto na escola em si. A escola se renovou e se tornou uma nova escola. Uma nova Mendes Viana."

Nenhum comentário:
Postar um comentário