![]() |
| Alunos do Clube 2017 organizando fotos antigas da Mendes Foto: prof. Fábio Carvalho |
Nossa escola, pelo menos desde 2013,
tem a tradição de promover atividades no contra turno para os alunos. Sempre
incentivou os projetos ligados ao “Mais Educação”, abriu suas portas, com a
autorização de pais e responsáveis, a alunos que quisessem utilizar a sala de
leitura e outras dependências como local de estudo. Incentivava a formação de
plateia através de projetos culturais e aulas de campo envolvendo professores
de História, Artes, Língua Portuguesa, Ciências e outras disciplinas como forma
de enriquecer o currículo.
As primeiras disciplinas a
formarem núcleos de discussão foram Matemática e Língua Portuguesa, através do
professor Gonzaga e da professora Natália Nascimento, que não se encontra mais
na unidade. O professor Luiz Gonzaga incentivou a formação do Clube de
Matemática, onde um grupo de alunos se reunia para resolver e debater questões
de concursos de escolas técnicas. A professora Natália promovia com as alunas
discussões do universo feminino onde poderiam discutir textos e ter lugar de
fala. Experiência interessante onde as meninas teriam um espaço livre para se
expressar, falar de medos, dúvidas, contar suas histórias e seus sonhos.
Em 2016, ano de comemoração dos
50 anos da Mendes Viana, não encontrei na escola elementos para fomentar nossas
comemorações. A documentação era dispersa, quase nula, as narrativas sobre nossa
história eram desencontradas, inclusive em locais como o Centro de Referência
da Educação Pública, o CREP, onde era muito pequena a quantidade de documentos
sobre nossa unidade.
Quando surgiu a ideia de um grupo
de pesquisas para cuidar do patrimônio cultural de nossa escola, pensei em
colocar nomes como: “Centro de Memória” ou “Núcleo de Documentação e Memória”.
Percebi que era sério demais e que afastava os alunos. Adotei o nome de
“Clube”, tomado de empréstimo às atividades de Matemática. “Clube” dá a ideia
de um lugar para se estar por querer, livre das obrigações comuns à aula. Era
lugar de estar animado para aprender coisas novas.
![]() |
| 1º grupo de alunos do clube entrevistando ex-alunos de 1980 Foto: prof. Fábio Carvalho |
O primeiro Clube de História foi
formado por um pequeno grupo alunos da turma 1902 daquele ano: Vitória, Dayane, Antônia, Natanael e Rafaela. Hoje estão no Ensino Médio.
Juntos discutimos alguns fundamentos da disciplina de História, buscamos
documentos, entrevistamos ex-alunos e promovemos uma exposição sobre os 400
anos do bairro de Irajá e os 50 anos da Mendes Viana. A exposição foi uma
experiência multidisciplinar onde participaram os professores de Artes (Mauro
Macedo) e Música (Heber Paiva), incentivados por nossa coordenadora pedagógica
Elizete Alves. A parceria com o Instituto
Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI), coletivo de
pesquisadores que atuam na preservação da história de Irajá e bairros próximos,
foi muito importante pois nos garantiu o empréstimo de fotos e apoio à
pesquisa. A experiência foi tão feliz que me animou a buscar o curso de
mestrado em ensino de História e utilizar esta experiência como incentivo para
voltar a estudar e pesquisar.
Em 2017, o núcleo se manteve com
a participação dos alunos da turma 1701 que eram matriculados na oficina de
Patrimônio Cultural do Mais Educação. Experiência muito bem sucedida também.
Ampliamos nosso grupo de alunos e com isso conseguimos mais parcerias e
documentos para compor o acervo da escola.
No corrente ano de 2018, temos
alunos das turmas 1901 e 1802 participando do Clube. Este blog é a culminância
de um projeto que se iniciou há dois anos. Seria uma espécie de “Museu Virtual”
para a escola e a comunidade do entorno. Uma maneira de que toda essa
trajetória não se perca no tempo mais uma vez.
Texto: Prof. Fábio de J. de Carvalho – docente de história da unidade escolar e coordenador do projeto Clube de História
Texto: Prof. Fábio de J. de Carvalho – docente de história da unidade escolar e coordenador do projeto Clube de História


Nenhum comentário:
Postar um comentário