quinta-feira, 26 de abril de 2018

Como surgiu o Clube de História?

Alunos do Clube  2017 organizando fotos antigas da Mendes
Foto: prof. Fábio Carvalho

Nossa escola, pelo menos desde 2013, tem a tradição de promover atividades no contra turno para os alunos. Sempre incentivou os projetos ligados ao “Mais Educação”, abriu suas portas, com a autorização de pais e responsáveis, a alunos que quisessem utilizar a sala de leitura e outras dependências como local de estudo. Incentivava a formação de plateia através de projetos culturais e aulas de campo envolvendo professores de História, Artes, Língua Portuguesa, Ciências e outras disciplinas como forma de enriquecer o currículo.
As primeiras disciplinas a formarem núcleos de discussão foram Matemática e Língua Portuguesa, através do professor Gonzaga e da professora Natália Nascimento, que não se encontra mais na unidade. O professor Luiz Gonzaga incentivou a formação do Clube de Matemática, onde um grupo de alunos se reunia para resolver e debater questões de concursos de escolas técnicas. A professora Natália promovia com as alunas discussões do universo feminino onde poderiam discutir textos e ter lugar de fala. Experiência interessante onde as meninas teriam um espaço livre para se expressar, falar de medos, dúvidas, contar suas histórias e seus sonhos.
Em 2016, ano de comemoração dos 50 anos da Mendes Viana, não encontrei na escola elementos para fomentar nossas comemorações. A documentação era dispersa, quase nula, as narrativas sobre nossa história eram desencontradas, inclusive em locais como o Centro de Referência da Educação Pública, o CREP, onde era muito pequena a quantidade de documentos sobre nossa unidade.
Quando surgiu a ideia de um grupo de pesquisas para cuidar do patrimônio cultural de nossa escola, pensei em colocar nomes como: “Centro de Memória” ou “Núcleo de Documentação e Memória”. Percebi que era sério demais e que afastava os alunos. Adotei o nome de “Clube”, tomado de empréstimo às atividades de Matemática. “Clube” dá a ideia de um lugar para se estar por querer, livre das obrigações comuns à aula. Era lugar de estar animado para aprender coisas novas.
1º grupo de alunos do clube entrevistando ex-alunos de 1980
Foto: prof. Fábio Carvalho


O primeiro Clube de História foi formado por um pequeno grupo alunos da turma 1902 daquele ano: Vitória, Dayane, Antônia, Natanael e Rafaela. Hoje estão no Ensino Médio. Juntos discutimos alguns fundamentos da disciplina de História, buscamos documentos, entrevistamos ex-alunos e promovemos uma exposição sobre os 400 anos do bairro de Irajá e os 50 anos da Mendes Viana. A exposição foi uma experiência multidisciplinar onde participaram os professores de Artes (Mauro Macedo) e Música (Heber Paiva), incentivados por nossa coordenadora pedagógica Elizete Alves. A parceria com o Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI), coletivo de pesquisadores que atuam na preservação da história de Irajá e bairros próximos, foi muito importante pois nos garantiu o empréstimo de fotos e apoio à pesquisa. A experiência foi tão feliz que me animou a buscar o curso de mestrado em ensino de História e utilizar esta experiência como incentivo para voltar a estudar e pesquisar.
Em 2017, o núcleo se manteve com a participação dos alunos da turma 1701 que eram matriculados na oficina de Patrimônio Cultural do Mais Educação. Experiência muito bem sucedida também. Ampliamos nosso grupo de alunos e com isso conseguimos mais parcerias e documentos para compor o acervo da escola.
No corrente ano de 2018, temos alunos das turmas 1901 e 1802 participando do Clube. Este blog é a culminância de um projeto que se iniciou há dois anos. Seria uma espécie de “Museu Virtual” para a escola e a comunidade do entorno. Uma maneira de que toda essa trajetória não se perca no tempo mais uma vez.

Texto: Prof. Fábio de J. de Carvalho – docente de história da unidade escolar e coordenador do projeto Clube de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário